Exposições da Artista Plástica Sonia Rosa de Joinville/SC
Últimas Exposições
BRINCALHOTICES
Período: 20/02/2010 às 09:00
Local: Shopping Müeller Joinville
Informações: "Brincalhotices" é uma exposição retrospectiva, apresentando obras executadas entre 2002 e 2009, tendo como temática o brincar, apresentada nas linguagens: desenho, pintura, fotografias, colagem, objeto e plotagem, selecionadas.
A exposição acompanha o musical "ERA VIDRO E SE QUEBROU".
O contexto provoca estranheza ao se observar os brinquedos e brincadeiras de épocas passadas frente à contemporaneidade eletrônica: internet, jogos, televisão. Esse constrangimento vem de encontro à vida em apartamentos, condomínios fechados e a falta da liberdade de brincar na rua e criar seus próprios brinquedos, inventar.
A diversidade da obra deve-se à pesquisa de linguagens, técnicas e materiais no decorrer destes anos. Cada trabalho pertence a séries que variam de quantidade de obras realizadas.
BRINCALHOTICE s.f. Acto de brincalhão. Brincadeira. (Dicionário LELLO UNIVERSAL)
A pesquisa teve início em 2002, ao observar crianças de classe baixa sem brinquedos. De repente, a estranheza dos novos brinquedos que surgem: os joguinhos eletrônicos.
Daí em diante tudo mudou: só televisão, jogos eletrônicos, lan houses, internet... apartamentos, condomínios fechados... solidão, falta de amigos, da turminha da vizinhança, de andar de bicicleta pelas ruas, de sujar-se de barro e correr na rua. Um novo e único amiguinho apareceu: o computador.
Assim sendo, em 2007 foi lançada na internet e nas exposições, a frase:
“Eu gostava de brincar de...”
onde todos podem registrar suas brincadeiras preferidas.
Esta pesquisa, que continua, visa resgatar o brincar e as brincadeiras de gerações passadas, numa expectativa de preservar o patrimônio material e imaterial, a cultura das brincadeiras e jogos infantis populares, que diferem de lugar para lugar devido a descendência de seus colonizadores.
Foram recebidos muitos e-mails designando brinquedos e brincadeiras, relatos de fatos lúdicos transparecendo emotividade e saudosismo. Estas respostas foram usadas em plotagens e transformadas em desenhos, aquarelas, pinturas, instalações e objetos que compõem a exposição.
Um caderno acompanha as exposições para que o público registre sua história, dando continuidade a esta pesquisa e fomentando documentação para futuras obras .
As exposições ocorreram em 2009 no foyer do Teatro Juarez Machado em Joinville e em 2010 na SCAR em Jaraguá do Sul .